Educação Profissional, Gestão Pública e Meio Ambiente: tópicos interdisciplinares sobre produção de energia limpa e renovável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rg&pp.v8i1.157398

Resumo

A utilização de energia hidráulica para tracionar atividades humanas não é um assunto do contemporâneo. Os primeiros moinhos movidos a água, datam do século II a.C. Nos dias de hoje, o aproveitamento da energia das águas é buscado visando produzir energia elétrica. Trataremos aqui de duas maneiras de produzir energias limpas e renováveis por meio dos oceanos: maremotriz e ondomotriz. Nosso objetivo geral é abordar tópicos interdisciplinares dessas fontes energéticas. Esse trabalho foi produzido no contexto de um grupo de trabalho visando cumprir uma atividade solicitada pelo Curso de Formação Pedagógica Para Educação Profissional De Nível Médio, do Centro Paula Souza. Organizamos nas referências, todos os materiais consultados e produzimos uma narrativa de história em quadrinhos como material de apoio, visando possibilitar que atividades em sala de aula possam vir a ser produzidas por outros professores. Assim, pensamos ser possível amplificar as discussões aqui apresentadas para explanações acerca de componentes curriculares variados, relacionadas por exemplo às políticas públicas, legislação, sustentabilidade, meio ambiente, etc. Por isso, esperamos que as discussões aqui empreendidas não se encerrem nessas linhas, mas, que a partir delas, multipliquem-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Rodrigues Gonçalves, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Bacharela em Gestão de Políticas Públicas - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH, USP. São Paulo, SP – Brasil.

Marcia Aparecida Maciel

Psicóloga clínica, com bacharelado e licenciatura pela Universidade de Guarulhos e Professora do Curso de Gestão Empresarial na Educação Profissional.

Paulo Marcos Nunes Camargo

Professor de ensino médio e técnico da ETEC Uirapuru e ETEC Doutor Celso Giglio. Graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes.

Ligya Florentino Gardinal

Professora de ensino médio e técnico de Administração e Contabilidade da ETEC Martin Luther King, ETEC Sapopemba e ETEC Jardim Ângela. Bacharel em Administração Empresas pela UNICID. Pós-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade São Judas Tadeu. MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FIA). MBA em Finanças Corporativas (FGV).

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Gonçalves, I. R., Maciel, M. A., Camargo, P. M. N., & Gardinal, L. F. (2018). Educação Profissional, Gestão Pública e Meio Ambiente: tópicos interdisciplinares sobre produção de energia limpa e renovável. Revista Gestão & Políticas Públicas, 8(1), 134-157. https://doi.org/10.11606/rg&pp.v8i1.157398