O desenvolvimento do socialismo de mercado

  • Fabio Barbieri Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Palavras-chave: , socialismo de mercado, planejamento central, desenvolvimento da teoria neoclássica

Resumo

O artigo analisa o debate entre economistas neoclássicos que ocorreu na terceira década do século XX a respeito da possibilidade de planejamento central de uma economia. Traçamos o desenvolvimento dos modelos de “socialismo de mercado” – a tentativa de usar a teoria de equilíbrio para criar mecanismos alocativos que poderiam simular mercados reais. Defendemos a tese metodológica de que tal tentativa fracassou porque seus defensores desconsideraram assimetrias entre explicação e previsão existentes na teoria econômica: em cada passo, elementos de mercados reais negligenciados pelas simplificações teóricas impediam que o modelo funcionasse adequadamente, convidando a novas modificações que reintroduziam elementos dos mercados reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Barbieri, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP).
Publicado
2011-06-26
Como Citar
Barbieri, F. (2011). O desenvolvimento do socialismo de mercado. Revista Gestão & Políticas Públicas, 1(1), 19-50. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/97823
Seção
Artigos