Pobreza: representações e imaginários sociais

Autores

  • Luis H. Gómez-Ordoñez Universidad Nacional da Costa Rica Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p3-17

Palavras-chave:

Pobreza, Imaginários, Marginalidade, Vulnerabilidade, Desigualdade.

Resumo

O presente artigo sugere uma reflexão sobre as formas de concepção da pobreza e a constelação de conceitos associados à compreensão da mesma como marginalidade, vulnerabilidade, desigualdade, exclusão y discriminação de gênero e etnia. E por outro lado o texto sugere algumas precisões em torno à abordagem do fenômeno desde a teoria das representações sociais enquanto abordagem que sugere, por um lado, novas derivações em sua compreensão assim como nas lógicas de intervenção existentes sobre o fenômeno considerando tanto sua dimensão material como a simbólica e sugerindo as mutuas inter-relações entre umas e outras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis H. Gómez-Ordoñez, Universidad Nacional da Costa Rica
    Psicólogo, mestre em Estudos Latino-americanos com ênfase em cultura e desenvolvimento pela Universidade da Costa Rica. Pesquisador e docente das Escolas de Psicologia e de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais, e na Divisao de Educologia do Centro de Pesquisa em Docência e Educação da Universidad Nacional, Heredia, Costa Rica.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pobreza: representações e imaginários sociais. (2013). Revista Gestão & Políticas Públicas, 3(1), 3-17. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v3p3-17