Formação Continuada de Docentes no Ensino Superior: experiências e contradições em tempos de neoliberalismo

Autores

  • Juliana Teixeira de Souza Martins Universidade de São Paulo Autor http://orcid.org/0000-0002-6049-2639
  • Bárbara Cristina Souza Barbosa Autor
  • Laura Satoe Ueno Autor
  • Melina Borges Rosa Cavalcante Autor
  • Milena Sampaio Greve Autor
  • Monica Gonçalves de Melo Teixeira Autor
  • Solange Struwka Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p62-78

Palavras-chave:

formação continuada, ensino superior, vínculo docente, universidade, reformas educacionais

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a formação continuada de docentes do ensino superior, considerando seus atuais desafios e dilemas e como estes têm sido convergidos e superados nos espaços coletivos construídos em algumas Instituições de Ensino Superior (IES). Compreende-se a educação como operadora de mudança, como espaço de formação cidadã, que considera os afetos e as subjetividades, nesse sentido, ela está impossibilitada de qualquer tentativa de neutralidade, seja nos espaços institucionais, nos objetivos das discussões, nas formações promovidas ou na forma de vínculos trabalhistas. Assim, a formação continuada de professores do ensino superior, entendida como continuidade da formação profissional, tem possibilidades de promover novas reflexões e meios de desenvolver e aprimorar o fazer profissional, de modo a repensar as necessidades institucionais e sociais. Notamos que as inovações didático-pedagógicas contribuem em determinados contextos, mas não se sustentam sem a reflexão sobre a função da educação na sociedade. A valorização da experiência prática que considere a importância de complementação didático-pedagógica e a convivência de profissionais experientes com iniciantes também são práticas que favorecem o processo da formação continuada dos docentes.

 

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Biografia do Autor

  • Juliana Teixeira de Souza Martins, Universidade de São Paulo
    Doutoranda do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação Continuada de Docentes no Ensino Superior: experiências e contradições em tempos de neoliberalismo. (2018). Revista Gestão & Políticas Públicas, 6(1), 62-78. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p62-78