Didática no ensino superior: Um modelo integrativo articulado ao ensino de Psicologia

Autores

  • Aline Librelotto Rubin Universidade de São Paulo Autor
  • Aline Redressa Universidade de São Paulo Autor
  • Gabriela Medeiros Universidade de São Paulo Autor
  • Laura Bechara Autor
  • Pedro Carvalho Universidade de São Paulo Autor
  • Rafael Cheng Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p79-97

Palavras-chave:

ensino de psicologia, transdisciplinaridade, atravessamento de paradigmas, preparação curricular, formação docente.

Resumo

As políticas públicas e legislações relacionadas à educação no Brasil vem sofrendo um processo de transformação desde a Constituição de 1988. O desenvolvimento do ensino superior privado no país foi influenciado pelo crescimento econômico e pelo mercado financeiro, ampliando o acesso ao ensino superior e a quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Este cenário provocou um grande interesse em pesquisas que visam explorar aspectos culturais, sociais e econômicos envolvidos no ensino superior e, dessa forma, o presente artigo visa compreender como se dá a formação docente em Psicologia e quais desafios são enfrentados nesta formação. Através de uma pesquisa documental e da hipótese de um projeto pedagógico integrativo, o artigo buscou articular discussões sobre o modelo integrativo na graduação, o ensino superior no Brasil, as diretrizes curriculares nacionais no ensino da Psicologia, a relação entre Psicologia e Transdisciplinaridade, bem como a aplicação deste conceito ao ensino na área, com a formação mais integrativa de um docente em Psicologia, e como ela se relaciona com a construção do conhecimento por parte de estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-03-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Didática no ensino superior: Um modelo integrativo articulado ao ensino de Psicologia. (2016). Revista Gestão & Políticas Públicas, 6(1), 79-97. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v6p79-97