Com que currículo eu vou pro rap que você me convidou?

  • Ana Silvia Andreu da Fonseca Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Palavras-chave: rap nacional, currículo do Ensino Médio, culturas e vozes híbridas.

Resumo

Este trabalho procura justificar a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de língua e literatura. Nesse sentido, são apresentados elementos como: as teorias do currículo, indicativos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, e a manifestação do rap no tempo (através de suas fases histórico-discursivas) e no espaço (em todo território nacional). Há décadas o rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil; apesar disso, seu uso em salas de aula do sistema oficial de educação tem sido limitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silvia Andreu da Fonseca, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Professora adjunta do Ciclo Comum de Estudos e vice-presidente da Comissão de Implantação do curso de Jornalismo – Mídia, Poder e Território na América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Publicado
2015-11-13
Como Citar
Fonseca, A. (2015). Com que currículo eu vou pro rap que você me convidou?. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (62), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p91-111
Seção
Artigos