O Projeto Ruas de Histórias Negras e a representação da matriz africana em Campinas: a disputa do território urbano – um estudo de caso

Autores

  • Alessandra Ribeiro Martins Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
  • Wilson Ribeiro dos Santos Junior Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i68p32-49

Palavras-chave:

Matriz africana, território, representação, requalificação urbana, patrimônio histórico-cultural

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um resumo do estudo de caso do Projeto Ruas de Histórias Negras, que buscou evidenciar, através do levantamento de alguns monumentos, praças e ruas que receberam nomes de personagens negros, a presença da matriz africana na cidade. Campinas, como a maioria das vilas consolidadas durante a colônia com grande número de escravizados, acabou por desenvolver estratégias para a manutenção da ordem contra revoltas e fugas de escravizados, que influenciaram e acarretaram um processo permanente de apagamento da percepção dessa presença da matriz africana no espaço urbano. Nos últimos anos tornou-se mais acirrado o processo de reterritorialização desse espaço com novas iniciativas, ações e a participação de coletivos ligados a essa matriz.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Ribeiro Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
    Doutora no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas), gestora da Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira e mestre e liderança da Comunidade Jongo  ito Ribeiro (Campinas/SP)
  • Wilson Ribeiro dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
    Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo e líder do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Ceatec/PUC-Campinas).

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, A. R., & Santos Junior, W. R. dos. (2017). O Projeto Ruas de Histórias Negras e a representação da matriz africana em Campinas: a disputa do território urbano – um estudo de caso. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 68, 32-49. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i68p32-49