Uma onda de lama: viagem de águas tóxicas, de Bento Rodrigues ao Atlântico brasileiro

Autores

  • Eliana Santos Junqueira Creado Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, ES)
  • Stefan Helmreich Massachusetts Institute of Technology (MIT, Cambridge, MA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p33-51

Palavras-chave:

Crime ambiental, onda de lama, forças materiais e simbólicas

Resumo

O artigo oferece uma análise antropológica do momento posterior ao desastre da Samarco, ocorrido em novembro de 2015. Exploramos a metáfora da onda de lama para seguir notícias, experiências e representações sobre o deslocamento de rejeitos de mineração, ocorrido a partir de Bento Rodrigues, descendo o rio Doce até atingir o oceano. Baseamo-nos em testemunhos oculares, relatórios científicos, notícias, redes sociais, documentários e, ainda, em uma peça de teatro. Igualmente, utilizamos trabalho etnográfico conduzido na costa do Espírito Santo. A imagem da onda de lama permite entender os efeitos físicos e simbólicos desse desastre e crime ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Santos Junqueira Creado, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, ES)
    Docente de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no Espírito Santo (GEPPEDES).
  • Stefan Helmreich, Massachusetts Institute of Technology (MIT, Cambridge, MA)
    Professor e chefe do Programa de Antropologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e autor do premiado livro Alien Ocean: anthropological voyages in microbial seas (University of California Press, 2009).

Downloads

Publicado

2018-04-27

Edição

Seção

Dossiê de Antropologia: Entreviver – desafios cosmopolíticos contemporâneos

Como Citar

Creado, E. S. J., & Helmreich, S. (2018). Uma onda de lama: viagem de águas tóxicas, de Bento Rodrigues ao Atlântico brasileiro. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 69, 33-51. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p33-51