Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais

Autores

  • Marina Bonatto Malka Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Augusto Bonifácio Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120

Palavras-chave:

Samba; Orfeu da Conceição; Orfeu negro; bossa nova

Resumo

Este artigo consiste na análise de algumas canções (de Vinicius de Moraes e Tom Jobim) da peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e da adaptação da  peça ao cinema, Orfeu negro (1959), de Marcel Camus (canções de Vinicius, Tom, Luiz Bonfá e Antônio Maria). Diversos ritmos são encontrados (samba-canção, frevo,  pontos de macumba); uma difusão inédita de ritmos brasileiros. Após o filme, as canções se celebrizaram, sendo regravadas pela bossa nova e mimetizadas pelos  músicos de jazz americanos nos anos 1960. É inegável a importância dos álbuns, consagrando principalmente Vinicius de Moraes no panorama internacional. Neste artigo  bserva-se a diferença entre as canções dos álbuns e as que surgiriam a seguir, como uma das raízes primordiais da música popular brasileira das décadas seguintes.

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Biografia do Autor

  • Marina Bonatto Malka, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista Capes.

  • Carlos Augusto Bonifácio Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor de Literatura Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

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Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Dossiê "Samba: 1917-2017"

Como Citar

Malka, M. B., & Leite, C. A. B. (2018). Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 104-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120