A indisciplina de Fernanda Arêas Peixoto

Autores

  • Rodrigo Ramassote Universidade de São Paulo
  • Luís Felipe Sobral Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p297-304

Palavras-chave:

Fernanda Arêas Peixoto

Resumo

A publicação de A viagem como vocação, apresentado originalmente em 2012 como tese de livre-docência ao Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), representa, a um só tempo, uma retomada e um aprofundamento de temas, autores e questões teórico-metodológicas que pontilham a trajetória intelectual  a antropóloga Fernanda Arêas Peixoto. Desde a sua dissertação de mestrado, Estrangeiros no Brasil: a Missão Francesa na Universidade de São Paulo (MASSI,  1991), orientada por Mariza Corrêa, defendida em 1991 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e nunca editada na íntegra, mas parcialmente publicada em  capítulos de livro e artigos de periódicos, Peixoto tem se preocupado com a circulação e o intercâmbio de paradigmas intelectuais, práticas científicas, pesquisadores e  acordos de cooperação técnica que articulam redes acadêmicas transatlânticas envolvendo o Brasil e tradições intelectuais estrangeiras – notadamente a da França e a dos EUA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ramassote, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorando em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa no  Department of Anthropology at University of South Florida (USF) e bolsista da Fapesp.

  • Luís Felipe Sobral, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorando em Antropologia Social na USP e bolsista da Fapesp; foi pesquisador convidado na École des  Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Ramassote, R., & Sobral, L. F. (2018). A indisciplina de Fernanda Arêas Peixoto. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 70, 297-304. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p297-304