Como ter sucesso nas artes sem ser um homem?

Manual para artistas mulheres do século XIX

  • Séverine Sofio Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (Cresppa, Paris, França)
Palavras-chave: gênero, artistas, mulheres, reconhecimento, história, posteridade

Resumo

Neste artigo propõe-se um conjunto de conselhos para art istas mulheres do passado para que sejam reconhecidas em vida e organizem a  preservação póstuma de seus nomes e suas obras, com vistas a inscrevê-los na história. Inspiramo-nos em pesquisas sobre a população de  pintoras, escultoras e gravadoras ativas na França na primeira metade do século XIX e em trabalhos sociológicos e históricos acerca da construção da reputação artística e da inscrição dos nomes na memória coletiva. Assim, de um modo não desprovido de distanciamento irônico, sugerese às  artistas mulheres: partir com boas cartas na mão; fazer boas escolhas; não perder tempo em se fazer (re)conhecer; saber se vender; e pensar na  posteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Séverine Sofio, Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (Cresppa, Paris, França)

Socióloga, pesquisadora do Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas de Paris (equipe Culturas e Sociedades Urbanas) do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Cresppa/CNRS).

Publicado
2018-12-12
Como Citar
Sofio, S. (2018). Como ter sucesso nas artes sem ser um homem?. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (71), 28-50. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p28-50
Seção
Dossiê: Mulheres, arquivos e memórias