Júlia Lopes de Almeida em cena
notas sobre seu arquivo pessoal e seu teatro inédito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p95-114Palavras-chave:
júlia lopes de almeida, historiografia literária brasileira, arquivo pessoal, textos teatrais inéditosResumo
O artigo elege como fonte privilegiada de investigação o arquivo pessoal da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), aqui apreendido como um projeto, a um só tempo, (auto)biográfico e estético, e busca oferecer uma visão panorâmica do repertório dramatúrgico inédito nele
abrigado, composto de documentos autógrafos e datiloscritos. Como tencionamos evidenciar, tais manuscritos contribuem não apenas para o redimensionamento do legado literário da escritora, mas para os estudos dedicados ao cultivo de uma memór ia das artes dramáticas que vicejaram ao longo da “belle époque tropical”, da qual as teatrólogas foram, quando não eclipsadas, expressamente subrepresentadas.
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Publicado
2018-12-13
Edição
Seção
Dossiê: Mulheres, arquivos e memórias
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Como Citar
Fanini, M. A. (2018). Júlia Lopes de Almeida em cena: notas sobre seu arquivo pessoal e seu teatro inédito. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 95-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p95-114