Uma artista completa, a imprensa e a reputação de Guiomar Novaes

Autores

  • Fernando Pereira Binder Escola Municipal de Música, Fundação Theatro Municipal de São Paulo (EMM, São Paulo, SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p158-180

Palavras-chave:

Crítica musical, mundo artístico, reputação artística, pianolatria, arquivo pessoal de intérprete

Resumo

Na década de 1920 Guiomar Novaes (1894-1979) possuía uma posição única no universo artístico brasileiro, posição mantida por toda a sua vida mas que não garantiu a segurança de seu arquivo pessoal. Este artigo relaciona brevemente a fragmentação e as ameaças sofridas pelo acervo da pianista às distinções de gênero entre intérpretes e compositores que existiam (e ainda existem) na chamada música erudita. A cobertura da
imprensa de recitais realizados entre 1913 e 1914 é usada para investigar a criação da reputação de artista da pianista. O conceito de mundo artístico de Becker (1982) revelou o papel de jornais e revistas para mobilizar expectativas e afetos no público paulista e brasileiro, colaborando, assim, para torná-la um símbolo nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Pereira Binder, Escola Municipal de Música, Fundação Theatro Municipal de São Paulo (EMM, São Paulo, SP)

    Professor de História da Música da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres, arquivos e memórias

Como Citar

Uma artista completa, a imprensa e a reputação de Guiomar Novaes. (2018). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 158-180. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p158-180