Moda e vestuário nos periódicos femininos brasileiros do século XIX

  • Beatriz Albarez de Assunção Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)
  • Isabel Cristina Italiano Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)
Palavras-chave: Moda; periódicos; século XIX; Brasil, moda, periódicos, século XIX, brasil

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma primeira relação entre moda e imprensa no Brasil oitocentista, além da importância dada ao vestuário feminino nos periódicos brasileiros do século XIX. No acervo da Biblioteca Nacional, escolheram-se os periódicos O Espelho Diamantino, O Jornal das Senhoras e A Estação, levando em consideração uma evolução cronológica e de conteúdo. A partir disso foram selecionadas as edições mais relevantes para discutir os temas recorrentes. Como resultado, foi possível depreender que:  a diferença climática entre Brasil e Europa foi o principal empecilho na importação de moda; os periódicos oitocentistas, que são importante fonte de documentação da história da moda, porém não da moda brasileira, atuaram também como impulso para mudanças no vestuário, criando tanto um mercado de moda como de imprensa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Albarez de Assunção, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

Mestranda em Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/
USP).

Isabel Cristina Italiano, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

Livre-docente de graduação e pós-graduação em Têxtil e Moda da EACH/USP. Desenvolve suas pesquisas na área de alfaiataria e modelagem de trajes históricos, têxteis tecnológicos e computadores vestíveis.

Publicado
2018-12-14
Como Citar
Assunção, B., & Italiano, I. C. (2018). Moda e vestuário nos periódicos femininos brasileiros do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (71), 232-251. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p232-251
Seção
Artigos