Preservação, acesso e participação no patrimônio cultural

o legado teórico e empírico de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri

  • Viviane Panelli Sarraf Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)
Palavras-chave: Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, museologia, patrimônio cultural, acesso

Resumo

Este texto apresenta um apanhado geral sobre a breve trajetória profissional de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri (1935-1990) no cenário cultural brasileiro e sua influência na fundamentação da museologia como disciplina científica em âmbito internacional. A pesquisa, que está sendo realizada no Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, resulta na organização e sistematização das informações sobre seu legado teórico para a museologia internacional, envolvendo aproximadamente 25 mil documentos do Fundo Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, além de documentos de outras instituições nas quais a museóloga atuou, como a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e o Museu de Arte de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Panelli Sarraf, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), pesquisadora responsável e principal
do Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador Fapesp e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Acessibilidade em Museus (Gepam).

Publicado
2018-12-14
Como Citar
Sarraf, V. (2018). Preservação, acesso e participação no patrimônio cultural. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (71), 304-324. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p304-324
Seção
Documentação