Os cadernos de Anita Malfatti no IEB

  • Roberta Valin Universidade Federal do Amazonas (Ufam , Manaus, AM, Brasil)
  • Carlos Pires Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)
Palavras-chave: Anita Malfatti, caderno de artista, arte brasileira, Modernismo brasileiro

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma invest igação real izada no arquivo de Anita Malfatti, situado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, que teve como centro os cadernos que a artista produziu ao longo de sua vida. Esses cadernos, feitos com diferentes propósitos e em contextos distintos, são reveladores tanto da trajetória da artista, quanto da sua atuação no campo artístico paulista. São, ainda, preciosos materiais para compreender a própria constituição desse campo ao longo da primeira metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Valin, Universidade Federal do Amazonas (Ufam , Manaus, AM, Brasil)

Mestre pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) e docente da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/UFAM).

Carlos Pires, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

Pós-doutorando no IEB/USP, professor do Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, pesquisador no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/ USP) e autor dos livros Apuros modernos: o jovem João Cabral de Melo Neto (2016) e Frio tropical: tropicalismo e canção popular (2017).

Publicado
2018-12-14
Como Citar
Valin, R., & Pires, C. (2018). Os cadernos de Anita Malfatti no IEB. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (71), 325-337. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p325-337
Seção
Documentação