Usos do reconhecimento em Roberto Schwarz

tentativa de uma aproximação

Palavras-chave: Reconhecimento, favor, crítica, Roberto Schwarz, Axel Honneth

Resumo

Em “As ideias fora do lugar”, Roberto Schwarz usa a ideia de reconhecimento em passagens definidoras do texto, mas o conceito nunca recebe um tratamento formal e acabado. Curiosamente, por vezes o emprego se aproxima daquele feito por Axel Honneth. O artigo propõe, então, uma aproximação entre os usos do reconhecimento em Schwarz e Honneth. Para isso, são considerados, em primeiro lugar, usos que Schwarz faz dessa categoria também em outros textos. A seguir, é buscada uma aproximação com o uso recente dado por Honneth à categoria. Por fim, retomando a ênfase na sociedade brasileira, é sugerida uma leitura do conceito de reconhecimento como categoria analítica da sociedade brasileira, devido à sua capacidade de articular certas continuidades sociais próprias à estrutura de arbítrio e dominação de classe no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo da Cunha de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Luiz Gustavo da Cunha de Souza, com pós-doutorado no Institut für Sozialforschung e na Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha), é professor de Sociologia do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado
2019-12-10
Como Citar
Souza, L. G. (2019). Usos do reconhecimento em Roberto Schwarz. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (74), 147-161. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p147-161
Seção
Dossiê: Leituras, leitores e lugares de Roberto Schwarz