A obra de Jean-Baptiste Debret como fonte histórica para os estudos dos trajes usados no Brasil no início do século XIX

Palavras-chave: Debret, D. João VI, D. Pedro I, Brasil, vestimenta

Resumo

O artigo apresenta uma visão da moda usada no Brasil no início do século XIX à luz da obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret. Sua obra constitui um corpus iconográfico com litografias feitas a partir de suas aquarelas e pranchas que comporiam os fascículos de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Os trajes retratados por Debret foram analisados sob o olhar de historiadores da moda, concluindo-se que a moda usada no Brasil no período joanino e no Brasil de Pedro I seguiu as tendências europeias da época, o estilo Império e o estilo Romântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Gomes de Araújo, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

Marli Gomes de Araújo é mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo.

João Paulo Pereira Marcicano, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

João Paulo Pereira Marcicano é professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Maria Sílvia Barros de Held, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil);

Maria Sílvia Barros de Held é professora associada da EACH/USP e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Ciaud/FA/ULisboa).

Publicado
2019-12-11
Como Citar
Araújo, M., Marcicano, J. P., & Held, M. S. (2019). A obra de Jean-Baptiste Debret como fonte histórica para os estudos dos trajes usados no Brasil no início do século XIX. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (74), 270-301. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p270-301
Seção
Artigos