No lugar dos pastores

sobre algumas obras esparsas de Ariano Suassuna

Palavras-chave: Literatura e outras artes, Ariano Suassuna, cultura popular, iluminogravuras

Resumo

Poucos sabem que o escritor Ariano Suassuna (1927-2014) era também artista plástico, tendo, inclusive, ilustrado algumas de suas próprias obras e produzido gravuras divulgadas e/ou vendidas esparsamente. Este ensaio tem o objetivo, justamente, de analisar algumas dessas gravuras de Suassuna, principalmente uma intitulada “O presépio e nós – Poema de Natal”, que o escritor produziu seguindo os moldes do que ele mesmo nomeava como iluminogravura. Ainda que sejam produções curtas, essas obras ilustram bem as fontes envolvidas no processo criativo de Ariano Suassuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José Santos de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Fábio José Santos de Oliveira é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenador do Grupo de Pesquisa em Literatura e Outras Artes (LOA/CNPq) e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras  Mestrado Acadêmico da UFMA/Campus Bacabal.

Publicado
2020-04-28
Como Citar
Oliveira, F. J. (2020). No lugar dos pastores. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(75), 94-109. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p94-109
Seção
Artigos