Os teatros públicos na capital das Minas setecentistas: da casa da Ópera de Vila Rica ao Theatro do Ouro Preto

Autores

  • Rosana Marreco Brescia Universidade Nova de Lisboa; Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i52p89-106

Palavras-chave:

Ópera, teatro, João de Sousa Lisboa, arquitetura teatral

Resumo

Foi durante o reinado de D. José I que a atividade operística se estabeleceu de forma definitiva em solo luso-americano, quando diversos teatros permanentes foram construídos de norte a sul do vasto território português na América, na maioria dos casos, seguindo os parâmetros construtivos e administrativos já utilizados nos teatros da metrópole. Dentre os teatros construídos na América Portuguesa no século XVIII, destaca-se a Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto, sobretudo por ser o único exemplar que segue a tipologia dos teatros públicos portugueses setecentistas remanescente no mundo luso-brasileiro. Este artigo pretende traçar as origens da Casa da Ópera de Ouro Preto, esclarecendo alguns pontos em relação à administração do estabelecimento nos séculos XVIII e XIX, à arquitetura do edifício setecentista e às inovações introduzidas na década de sessenta do século XIX.

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Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Brescia, R. M. (2011). Os teatros públicos na capital das Minas setecentistas: da casa da Ópera de Vila Rica ao Theatro do Ouro Preto . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 52, 89-106. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i52p89-106