Usos do reconhecimento em Roberto Schwarz

tentativa de uma aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p147-161

Palavras-chave:

Reconhecimento, favor, crítica, Roberto Schwarz, Axel Honneth

Resumo

Em “As ideias fora do lugar”, Roberto Schwarz usa a ideia de reconhecimento em passagens definidoras do texto, mas o conceito nunca recebe um tratamento formal e acabado. Curiosamente, por vezes o emprego se aproxima daquele feito por Axel Honneth. O artigo propõe, então, uma aproximação entre os usos do reconhecimento em Schwarz e Honneth. Para isso, são considerados, em primeiro lugar, usos que Schwarz faz dessa categoria também em outros textos. A seguir, é buscada uma aproximação com o uso recente dado por Honneth à categoria. Por fim, retomando a ênfase na sociedade brasileira, é sugerida uma leitura do conceito de reconhecimento como categoria analítica da sociedade brasileira, devido à sua capacidade de articular certas continuidades sociais próprias à estrutura de arbítrio e dominação de classe no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo da Cunha de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

    Luiz Gustavo da Cunha de Souza, com pós-doutorado no Institut für Sozialforschung e na Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha), é professor de Sociologia do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Leituras, leitores e lugares de Roberto Schwarz

Como Citar

Usos do reconhecimento em Roberto Schwarz: tentativa de uma aproximação. (2019). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 74, 147-161. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i74p147-161