Os “rolês” do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p162-183

Palavras-chave:

Movimento negro, antirracismo, educação, Brasil

Resumo

Este artigo é um dos resultados da pesquisa “Movimento negro na atualidade”. A partir de metodologia combinada, com a análise de formulários on-line e de entrevistas de história oral, tivemos acesso a 261 militantes antirracistas de todo o país, dos quais entrevistamos 10%, em sete estados, distribuídos entre as cinco diferentes regiões do Brasil. O objetivo é apresentar algumas das principais características do movimento negro brasileiro na atualidade e algumas das principais estratégias, frentes de atuação, demandas e referenciais adotados por esse movimento social, no esforço de compreender de que maneira seus militantes têm construído a luta antirracista nos mais diversos campos, especialmente na área da educação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Amilcar Araujo Pereira é professor associado da Faculdade de Educação, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (Gepear/UFRJ) e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj.

  • Jorge Lucas Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Jorge Lucas Maia é mestrando em Educação no PPGE/UFRJ e integrante do Gepear/UFRJ. 

  • Thayara Cristine Silva de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Thayara Cristine Silva de Lima é doutoranda em Educação no PPGE/UFRJ e integrante do Gepear/UFRJ. 

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os “rolês” do movimento negro brasileiro na atualidade, nas “pegadas” da educação. (2020). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(75), 162-183. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i75p162-183