O modernismo nas restaurações do SPHAN modernidade, universalidade, brasilidade

Autores

  • Márcia Chuva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i55p89-107

Palavras-chave:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, modernismo, universalismo, brasilidade, restauração arquitetônica

Resumo

Este artigo analisa o modernismo que se expressa nas restaurações realizadas pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o papel seminal do arquiteto Lucio Costa na definição de procedimentos de restauro e na legitimação das hierarquias estabelecidas entre diferentes instâncias técnicas da instituição. Serão analisados procedimentos que naturalizaram o predomínio do valor estético sobre outras possibilidades de atribuição de valor de patrimônio e de tratamento dos vestígios materiais protegidos. As viagens, constituintes das rotinas dos trabalhos de restauração, produziram um vasto acervo documental, como os relatórios de obras, fotografias e correspondência aqui privilegiados. Ao final, serão apontados possíveis caminhos de interpretação dos efeitos de tais práticas na preservação do patrimônio cultural no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Márcia Chuva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UFRJ
    Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UFRJ

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Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O modernismo nas restaurações do SPHAN modernidade, universalidade, brasilidade. (2012). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 55, 89-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i55p89-107