Educação e patrimônio: notas sobre o diálogo entre a escola e a capoeira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p74-90Palavras-chave:
Capoeira, cultura afro-brasileira, educação, patrimônio.Resumo
A educação brasi leira tem sido marcada por debates que evidenciam a maior visibilidade de diferentes grupos étnicos e suas manifestações culturais, com destaque para os (as) afro-brasileiros(as). Nesse contexto, o artigo se propõe a descrever e discutir a introdução da capoeira na educação básica proposta pelo Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Apesar da possibilidade de utilizá-la como uma ferramenta de valorização da cultura afro-brasileira na educação, concluímos que o programa analisado, ao fazer uso do potencial educativo da capoeira, privilegia em seus documentos a modalidade ligada à abordagem esportiva da capoeira.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-11-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
Como Citar
Educação e patrimônio: notas sobre o diálogo entre a escola e a capoeira. (2015). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 74-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p74-90