Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo

o caso do Festival de Folclore de Olímpia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p100-122

Palavras-chave:

Etnomusicologia, comunidades de prática, festivais de folclore, novos contextos de performance

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL – (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Wenger (2012) e Turino (2008).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Dossiê: O musicar como trilha para a etnomusicologia

Como Citar

Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia. (2019). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 100-122. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p100-122