“Nordestinidade”

narrativas de circulação, legitimação e institucionalização na arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p34-49

Palavras-chave:

Identidade, nordestinidade, Legitimação, curadoria

Resumo

Atentos aos processos de legitimação de identidades, discutiremos o uso de narrativas sobre “nordestinidade” na produção, circulação e institucionalização das artes visuais de Pernambuco durante o século XX. Analisaremos como eventos e obras se organizaram em torno de narrativas e contranarrativas, aqui denominadas “nordestinidade”, tanto reverberando certo regionalismo freyreano, como também questionando a relação automática entre obras de artistas do Nordeste e o regionalismo, propostas por artistas como o grupo Camelo e por curadores como Moacir dos Anjos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Ernesto Freitas Lima, Universidade de Brasília

    Pedro Ernesto Freitas Lima é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Teoria e História da Arte.

Referências

A COISA em Si. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra22888/a-coisa-em-si>. Acesso em: 20 jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

ADELANTE Comunicação Visual. Abelardo da Hora, A fome e o brado, 1947. Disponível em: <https://adelantesp.tumblr.com/post/111400675476/abelardo-da-hora-a-fome-e-o-brado-1947-bronze>. Acesso em: 20 jan. 2018.

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: Fundaj/Massangana; São Paulo: Cortez, 1999.

ANJOS, Moacir dos. Arte em trânsito. In: ANJOS, Moacir dos et al. Nordestes. Catálogo. São Paulo: Sesc Pompeia/Fundação Joaquim Nabuco, 1999.

ANJOS, Moacir dos. Desmanche de bordas: notas sobre identidade cultural no Nordeste do Brasil. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque; RESENDE, Beatriz (Org.). Artelatina: cultura, globalização e identidades. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p. 45-59.

ANJOS JUNIOR, Moacir Tavares Rodrigues. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], última atualização 15 dez. 2019. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787189P7>. Acesso em: nov. 2017.

CAMPOS, Marcelo. Arte contemporânea brasileira nas fronteiras do pertencimento. Arte & Ensaios. Rio de Janeiro, n. 15, 2007, p. 107-115.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. História e imagem: João Câmara e a Era Vargas. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 2, n. 11, jan.-mar. 2005, p. 1-14.

DIMITROV, Eduardo. Pintura e identidade: formas de pintar Pernambuco por artistas locais e seus diálogos com o Sudeste. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 34., Anais... Caxambu, 2010, p.1-30.

DIMITROV, Eduardo. Regional como opção, regional como prisão: trajetórias artísticas no modernismo pernambucano. Tese (Doutorado). Professora orientadora dra. Lilia K. M. Schwarcz. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

DINIZ, Clarissa (Org.). Pernambuco experimental. Catálogo de exposição. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2014.

FREYRE, Gilberto. Manifesto regionalista. In: FREYRE, Gilberto; QUINTAS, Fátima; DIMAS, Antônio. Manifesto regionalista. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Massangana 1996, p. 47-75.

GROYS, Boris. Introdução. In: GROYS, Boris. Arte, poder. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

JUCÁ, Joselice. Joaquim Nabuco: uma instituição de pesquisa e cultura na perspectiva do tempo. Recife: Fundaj/Massangana, 1991.

LIMA, Joana D’Arc de Sousa. Cartografias das artes plásticas no Recife dos anos 1980: deslocamentos poéticos entre as tradições e o novo. Tese (Doutorado). Professor orientador dr. Antônio Paulo Rezende. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

LIMA, Pedro Ernesto Freitas. Acusação como estratégia: Marepe e Martinho Patrício entre o regional e o contemporâneo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL, 2., Anais.... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2018, p. 217-227.

LIMA, Pedro Ernesto Freitas. O “olhar” do “artista nordestino”: Moacyr dos Anjos e seu olhar sobre Marepe e Marcone Ferreira. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES SISTÊMICAS DA ARTE, 1., Anais – Arte além da arte. Maria Amélia Bulhões, Bruna Fetter, Nei Vargas da Rosa, organização. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018b p. 366-374.

LOPES, Almerinda da Silva. A arte postal durante a ditadura militar e a ideia de arquivo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 23., Anais.... Belo Horizonte: ANPAP, 2014, p. 2.659-2.267.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomas Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 103-133.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. 1967. IV Salão de Arte Moderna de Brasília: os últimos modernos. In: CAVALCANTI, Ana et al. (Org.). Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. Rio Books/Fapesp, 2016, p. 159-169.

PINHEIRO, Jane. Arte contemporânea no Recife dos anos 90: Grupo Camelo, Grupo Carga e Descarga e Betânia Luna. Dissertação (Mestrado). Professora orientadora dra. Danielle Perin Rocha Pitta. Curso de Pós-Graduação em Antropologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.

RAMÍREZ, Mari Carmen. Identidad o legitimación? Apuntes sobre la globalización y el arte em América Latina. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque.; RESENDE, Beatriz (Org.). Artelatina: cultura, globalização e identidades. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p. 11-34.

TEJO, Cristiana Santiago. Made in Pernambuco: Arte contemporânea e o sistema de consumo cultural globalizado. Dissertação (Mestrado). Professora orientadora dra. Ângela Freire Prysthon. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

VESTINDO a Noiva. (1945). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra5835/vestindo-a-noiva>. Acesso em: 20 jan. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Nordestinidade”: narrativas de circulação, legitimação e institucionalização na arte. (2020). Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(76), 34-49. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p34-49