Obras brasileiras de música cênica contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p50-72

Palavras-chave:

Modos de contato, música cênica, semiótica tensiva

Resumo

O artigo apresenta obras de música cênica realizadas no campo da música contemporânea de concerto brasileira. Os autores costumam ressaltar a presença cênica dos concertos de música utilizando estratégias de iluminação, gestualidade, encenação etc. Com base na semiótica tensiva, proposta por Claude Zilberberg (2004; 2011), apresentaremos a música cênica como uma prática musical percebida a partir dos modos de contato estabelecidos entre as presenças musicais e as presenças cênicas, em uma configuração mais ou menos próxima. A partir dessa via, apresentaremos as peças pelos seus graus de presença cênica, ancoradas na latência cênica inerente a qualquer performance musical.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Bonin, Universidade de São Paulo

    Gustavo Bonin é doutorando em Música na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Compositor e clarinetista, integra o Coletivo Capim Novo, grupo de compositores e intérpretes de música contemporânea.

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Publicado

2020-08-12

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Como Citar

Bonin, G. (2020). Obras brasileiras de música cênica contemporânea. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(76), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i76p50-72