Júlia Lopes de Almeida em cena

notas sobre seu arquivo pessoal e seu teatro inédito

Autores

  • Michele Asmar Fanini Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p95-114

Palavras-chave:

júlia lopes de almeida, historiografia literária brasileira, arquivo pessoal, textos teatrais inéditos

Resumo

O artigo elege como fonte privilegiada de investigação o arquivo pessoal da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), aqui apreendido como um projeto, a um só tempo, (auto)biográfico e estético, e busca oferecer uma visão panorâmica do repertório dramatúrgico inédito nele
abrigado, composto de documentos autógrafos e datiloscritos. Como tencionamos evidenciar, tais manuscritos contribuem não apenas para o redimensionamento do legado literário da escritora, mas para os estudos dedicados ao cultivo de uma memór ia das artes dramáticas que vicejaram ao longo da “belle époque tropical”, da qual as teatrólogas foram, quando não eclipsadas, expressamente subrepresentadas.

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Biografia do Autor

  • Michele Asmar Fanini, Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil)

    Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, pós-doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da qual resultou o livro A (in)visibilidade de um legado: seleta de textos dramatúrgicos inéditos de Júlia Lopes de Almeida (Intermeios/Fapesp, 2016).

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Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres, arquivos e memórias

Como Citar

Fanini, M. A. (2018). Júlia Lopes de Almeida em cena: notas sobre seu arquivo pessoal e seu teatro inédito. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 71, 95-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p95-114