Entre o global e o regional

circulação da arte no Salão da Primavera nos anos de 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p194-209

Palavras-chave:

Salões de arte, instituições de arte, políticas culturais

Resumo

O artigo pretende apresentar e discutir o Salão Global da Primavera (SGP) de 1973, realizado em Brasília e Goiânia. A partir de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos e registros, mostramos quais agentes e contextos constituem o salão e seu funcionamento. Nesse tocante, defendemos que o SGP contribuiu para a constituição de um sistema das artes na região, inserido numa coligação do Estado com empresas de comunicação presentes no Centro-Oeste. Tomamos, assim, o salão como evento-sintoma de uma aproximação entre políticas culturais do momento, a expansão da TV Globo para Brasília (1971) e a institucionalização das artes visuais no Centro-Oeste. Concluímos que o evento responde a demandas distintas nas duas cidades, configurando de modo distinto as cenas brasiliense e goiana.

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Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, E. D. G. de, & Coelho, A. C. de C. A. (2019). Entre o global e o regional: circulação da arte no Salão da Primavera nos anos de 1970. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 194-209. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p194-209