Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo - dedica-se à ampliação do debate teórico, histórico e crítico em arquitetura e urbanismo.

A revista busca, no trabalho interdisciplinar junto à história, à engenharia, à geografia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura, contribuir para o debate nacional e internacional destes campos de conhecimento na perspectiva de renovação do olhar e das práticas da pesquisa.

Almeja contribuir para o estreitamento do diálogo e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.

A partir de outubro de 2022, a Revista Risco, além das seções Expedientee Editorial,  distribui os trabalhos publicados nas seções: Artigos e Ensaios; Resenhas; Documento; Ponto Crítico; Transcrição e Janela. As demais seções poderão ser ativadas quando da oportunidade para tal.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista Risco são primeiramente avaliados pelos editores científicos quanto às diretrizes e normas de submissão da publicação, indicados na aba “Submissões”.

Uma vez aprovado pelos editores, o trabalho é submetido à avaliação cega por pares do Conselho Editorial.

De acordo com o formulário de avaliação, o parecerista poderá aprovar, rejeitar ou sugerir alterações. No caso de aprovação condicionada às alterações indicadas, o autor deverá reenviar o trabalho com as recomendações contempladas para que o mesmo seja reavaliado pelo parecerista, para que, então, possa emitir o parecer final. As alterações precisam estar destacadas no texto.

Os trabalhos aprovados obedecerão ao processo de agendamento de publicação e não poderão ter conteúdo alterado.

Os editores poderão, segundo o perfil da revista, encomendar artigos de autores convidados que entrarão em regime especial de avaliação por pareceristas ad hoc.

 

Periodicidade

A partir de 2020, a revista RISCO publica uma Edição Regular em fluxo continuo, além de Edições Temáticas com editores associados.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, de acordo com o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Copyright

Licença Creative Commons

 A Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo - está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista Risco exige o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo publicado na Risco devendo indicar os detalhes da publicação segundo as normas de citação.

De acesso gratuito, a Revista Risco autoriza republicação de seus artigos desde que devidamente citadas a fonte e a autoria.

 

Fontes de Indexação

Bases de Dados Nacionais

 Diadorim 

  • http://diadorim.ibict.br/handle/1/2117

 Sumários 

  • https://www.sumarios.org/revista/revista-risco
Bases de Dados Internacionais
 
Actualidad Iberoamericana
  • http://www.citrevistas.cl/b2.htm
ARLA - Asociación de Revistas Latinoamericanas de Arquitectura
  • http://arlared.org
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
  •  https://www.base-search.net/about/en
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina el Caribe, España y Portugal
  • Instituição: Universidad Nacional Autónoma de México 
  • URL: http://www.latindex.org
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
  • Instituição: Facultat de Biblioteconomia i Documentació - Universitat de Barcelona
  • URL: http://miar.ub.edu

SJIF – Scientific Journal Impact Factor

  • http://sjifactor.com

Provedores de acesso

Google Acadêmico

Portal da Capes

  • Instituição: Ministério da Educação
  • URL: http:// www.periodicos.capes.gov.br

 

Patrocinadores

Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo - Comissão de Credenciamento Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - Departamento Técnico.

 

Encargos e taxas

Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo - não cobra taxas de seus autores para submissão e publicação de artigos. Os recursos utilizados provêm do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo - Comissão de Credenciamento Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - Departamento Técnico.

 

Política de Ética

Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo  - tem compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações, não aceitando plágio ou qualquer outro comportamento antiético, seja por autores, pareceristas ou editores.

Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines)

Deveres dos Editores:

Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre quais artigos submetidos à revista devem ser publicados são guiados pelas políticas da revista, obedecendo as exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.

Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou filiação política dos autores.

Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.

Divulgação e conflitos de interesse: os editores devem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou outras ligações com qualquer um dos autores ou instituições ligadas aos manuscritos, devendo, para tanto, se apoiar no Conselho Editorial.

Envolvimento e cooperação em investigações: os editores devem tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações de caráter ético a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Responsabilidade editorial: os editores devem sempre preservar a identidade dos autores e pareceristas no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.