O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido.

    Obs. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utilizá-las em seu artigo.

    A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Os artigos estão escritos em fonte Arial tamanho 11, margem 2,5, justificado, espaçamento entre parágrafos de 1,5, tendo entre 20 mil e 50 mil caracteres com espaço, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas.

    Os artigos devem incluir titulo, resumo e palavras-chaves (três) em português, inglês e espanhol. Os resumos devem conter 120 (cento e vinte) palavras.

    Os títulos, subtítulos deverão ser ordenados segundo os seguintes critérios: Título: fonte Arial, tamanho 14, normal, negrito; subtítulos (inclui resumo, resumen e abstract): fonte Arial, tamanho 12, normal, negrito. 

    OBS: A não observância dessas diretrizes implica a recusa do artigo, independentemente da avaliação de seu conteúdo.

  • As figuras, gráficos  e tabelas, se existirem, legíveis e de boa qualidade, estão inseridas no texto, não no final do documento e foram também enviadas em documento complementar com resolução de 300 dpi em formato tiff

    OBS: A formatação final dos artigos aceitos é realizada pela revista e enviada aos autores para validação.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo de submissão e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e o processo de avaliação por pares.

    Nos  metadados da submissão (ficha de cadastro na revista) devem ser inseridos os dados de todos os autores e co-autores, formação, vinculação intitucional e código ORCiD <http://orcid.org/> de todos os autores.

  • No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.
  • As referências bibligráficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.

    URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.

    OBS: Utilizar DOI nas referências ajuda os mecanismos de busca a contabilizarem as citações dos trabalhos.

  • Os autores permitem que a revista RISCO indexe os trabalhos em bases bibliográficas e acadêmicas para ampliar a difusão da publicação.

    OBS: Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na revista em suas páginas pessoais e repositórios institucionais de divulgação científica (Scopius, ResearchID, ORCID, ResearchGate, Academia.edu, etc.), seguindo os critérios Creative Commons BY NC.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores se comprometem a informar no texto todas as fontes de financiamento para pesquisa - agências publicas ou privadas (se houver).

    Ver recomendações da FAPESP de como informar o apoio financeiro, através de bolsas e auxílios de pesquisa:

    http://agencia.fapesp.br/17484

  • Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessarias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações.

    Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil ou similares em outros países.

    Site da Plataforma Brasil:

    http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

    Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho

  • Os autores que têm seus artigos avaliados pela revista RISCO se comprometem a contribuir na revisão de artigos quando convidados.
  • É fundamental o preenchimento de todos os metadados: nome e sobrenome; e-mail; ORCID; instituição/afiliação; resumo da bibliografia indicando formação(ões) e ultima atividade e endereço.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES AOS AUTORES

1. A Risco recebe, em fluxo contínuo, artigos em português, espanhol e inglês, para as suas diversas seções, exceto para a seção “núcleo temático” cujo cronograma será definido a partir de chamada pública específica. Uma vez aprovado o artigo, caberá aos Editoes da Revista decidir em qual edição será publicado.

2. A Risco não cobra taxas de submissão ou processamento dos artigos submetidos e permite o acesso livre e gratuito do conteúdo publicado ao público em geral

3. Todo o material deve ser encaminhado pelo sítio web da revista, http://www.revistas.usp.br/risco,  na seção SUBMISSÃO ONLINE, após cadastro.

4. A Risco publica exclusivamente artigos inéditos, isto é, não publicados em periódicos nacionais ou internacionais impressos ou eletrônicos. Trabalhos apresentados em eventos científicos serão aceitos, mediante desenvolvimento e incorporação significativa de novos conteúdos.

5. Só serão admitidos artigos que estejam em estrita concordância com as normas editoriais da Revista. Os artigos serão apreciados pelos Editores que indicarão pelo menos dois pareceristas entre os membros de seu Conselho Editorial ou ad hoc. Os pareceristas avaliarão os artigos no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, à temática de cada edição e ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

6. A Risco garante que a avaliação dos artigos a ela submetida seja feita por pares e às cegas (os nomes dos pareceristas e dos autores permanecem em sigilo). Os pareceristas, ao final de sua avaliação, indicarão se o artigo está “aceito”, “aprovação condicionada às revisões sugeridas pelos pareceristas”ou “recusado”. Os autores serão informados sobre os resultados das avaliações. E, no caso de aprovação condicionada, as indicações de alterações serão transmitidas aos autores para que uma segunda versão seja novamente encaminhada e avaliada.

7. As informações, dados, imagens e tabelas contidos no artigo submetido são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal à Revista. Após comunicação da aprovação do artigo para publicação na revista, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar, por meio do email da revista (risco@usp.sc.br), autorização de uso das imagens pelos detentores de seus direitos, em um prazo de 15 dias

8. Uma vez aprovado o artigo, o(s) autor(es) transfere(m) os direitos autorais dos artigos para publicação na revista, sob licença Creative Commons Attribution 3.0 License.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

OBS: Para submissão de artigos é necessário cadastrar-se no sistema COMO AUTOR, assinalando essa opção no final da ficha de cadastramento

1. Os documentos devem ser enviados em formato Word, sem a identificação de seus autores ou de elementos que possam identificá-los.

2. Formatação dos artigos:

2.1. Os artigos devem incluir titulo, resumo e palavras-chaves (3) em português, inglês e espanhol. Os resumos devem conter, no máximo, 100 (cem) palavras. Os títulos, subtítulos deverão ser ordenados segundo os seguintes critérios: Título: fonte Arial, tamanho 14, normal, negrito; subtítulos (inclui resumo, resumen e abstract): fonte Arial, tamanho 12, normal, negrito. Os artigos devem ser digitados em espaço 1.5, fonte Arial tamanho 11, margem 2,5, justificado, tendo entre 20 mil e 50 mil caracteres com espaço, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas.

2.2. As resenhas devem seguir a formatação dos artigos, sem resumos, e contendo, abaixo do titulo, as referências bibliográficas completas da obra resenhada. A extensão máxima deve ser de 20 mil caracteres com espaço.

2.3. Imagens, figuras e tabelas devem estar incluídas no texto, acompanhadas de suas respectivas legendas e fontes. Ela também devem ser enviadas anexas em formato jpg (300dpi, tamanho mínimo de 15 x 10 cm), nominadas segundo sua ordem de inserção no texto, compactadas em pasta única. Imagens, figuras e tabelas são limitadas no conjunto ao número de dez (10) por artigo.

2.4. As citações (sistema autor-data) e referências deverão seguir rigorosamente, sob pena de não publicação do artigo, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR6023 e NBR.

2.5. As notas de rodapé - que devem ser usadas com parcimônia e quando se fizerem estritamente necessárias - e referências devem vir ao final do texto, com numeração arábica (notas) e em ordem alfabética, pelo último sobrenome do primeiro autor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.