O papel da casa Mario Taques Bittencourt na definição da obra de Vilanova Artigas

Autores

  • Marcio Cotrim Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i21p96-107

Palavras-chave:

Vilanova Artigas, Casas, Mario Taques Bittencourt

Resumo

Este artigo traça um paralelo entre os projetos elaborados por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi para a família Taques Bittencourt, destacando as diferenças entre o estudo inicial e o projeto definitivo da segunda casa, construída em 1959 e 1960. A comparação não busca desvelar o que levou Artigas e Cascaldi a alterarem de maneira drástica a direção projetual, mas perceber quais estratégias de projeto caracterizava esta movimentação. O argumento central é que entre um projeto e outro se situa com precisão os rumos tomados pela obra do arquiteto a partir dos anos 1960 delimitando, portanto, sua importância na formulação de uma corrente no quadro da arquitetura moderna brasileira.

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Biografia do Autor

  • Marcio Cotrim, Universidade Federal da Paraíba
    Arquiteto e Urbanista, doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya (2008), professor do Departamento de Arquitetura e do PPGAU da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, pesquisador do Grupo de pesquisa Projeto e Memória (LPPM-UFPB), Campus Universitário I, João Pessoa, Paraíba, CEP 58051-900, 55 (83) 3216-7119

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Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Núcleo temático

Como Citar

Cotrim, M. (2016). O papel da casa Mario Taques Bittencourt na definição da obra de Vilanova Artigas. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21, 96-107. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i21p96-107