Novas dinâmicas urbanas para a resolução de problemas das cidades: um olhar sobre a Porto Alegre online/offline de hoje.

  • Gabriel Gallina Universidade Luterana do Brasil. Centro Universitário FADERGS
  • Fabricio Tarouco Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Dinâmicas urbanas, Codesign, Cidades criativas

Resumo

A efetividade no trato dos problemas urbanos e sociais não acompanhou a rápida urbanização das grandes cidades. Novas dinâmicas vêm emergindo de uma sociedade que age criativamente, coletivamente e de forma colaborativa, implementando novos canais para resolução de problemas que não dependam exclusivamente do poder público. O artigo se propõe a analisar novos modelos de engajamento popular e divisão de responsabilidades que vem se impondo nas cidades contemporâneas, observando dinâmicas online, offline ou mistas da participação social representadas pelo codesign. Como cenário para discussão, se definiu como recorte o contexto da mobilidade urbana em Porto Alegre durante a última década.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gallina, Universidade Luterana do Brasil. Centro Universitário FADERGS
Arquiteto e Urbanista, professor dos cursos de Arquitetura (Ulbra), Design Gráfico e Design de Interiores (Centro Universitário FADERGS), ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-4215-6375>;
Fabricio Tarouco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Designer, professor da área de Design e Coordenador do Bacharelado em Designda UNISINOS. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-1658-4456>.    

Referências

.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
Gallina, G., & Tarouco, F. (2018). Novas dinâmicas urbanas para a resolução de problemas das cidades: um olhar sobre a Porto Alegre online/offline de hoje. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 16(2), 68-79. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i2p68-79
Seção
Artigos e Ensaios