Doutorado de Enfermagem na Espanha

  • Mª José López-Montesinos Universidad de Murcia; Departamento de Enfermería
  • Loreto Maciá-Soler Universidad de Alicante; Departamento de Enfermería

Resumo

;Estudo analítico e descritivo, do processo de mudança do sistema universitário espanhol na última década (2005-2014).

;;;OBJETIVO:;

; expor a mudança estrutural ocorrida na formação de enfermagem na Espanha, até o acesso aos cursos de doutorado, a partir do Processo de Convergência Europeu e o consequente desenvolvimento legislativo.

;;;;METODOLOGIA:;

; revisão bibliográfica dos Decretos e referência de literatura sobre o objeto de estudo e análise descritiva da situação.

;;;;RESULTADOS:;

; após diferentes alterações no conteúdo curricular da formação da enfermagem, na última década, a legislação do Espaço Europeu do Ensino Superior define as orientações de estudo de mestrado e doutorado atuais.

;;;;CONCLUSÕES:;

; a implementação dos níveis de mestrado e programas de doutorado próprios, após a graduação, torna-se possível com a nova legislação. Inicia-se uma etapa formal de enfermagem científica, capaz de gerar linhas próprias de pesquisa, liderada por doutores, integrando equipes de pesquisa nas mesmas condições que outros pesquisadores, mas agora, da própria disciplina de enfermagem.

;;

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-06-01
Como Citar
López-Montesinos, M., & Maciá-Soler, L. (2015). Doutorado de Enfermagem na Espanha. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 372-378. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0512.2567
Seção
Artigos Originais