Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses

Autores

  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Francine Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina; Escola de Enfermagem
  • Márcia de Assunção Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Maria Alice Dias da Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Katia Grillo Padilha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Nátali Artal Padovani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0590.2564

Resumo

;;OBJETIVO:;

; analisar a formação dos doutores em enfermagem no Brasil, a partir da produção de teses, das disciplinas e outras estratégias com foco em pesquisa oferecidas pelos cursos.

;;;;MÉTODO:;

; estudo descritivo e analítico do desempenho de 18 cursos de doutorado da área de Enfermagem, funcionando no período de 1982 a 2010, que tiveram teses defendidas entre 2010-2012.

;;;;RESULTADOS:;

; foram defendidas 502 teses no período, a maioria vinculada à linha de pesquisa processo de cuidar em saúde e enfermagem. Existem lacunas na produção de conhecimento sobre fundamentos teórico-filosóficos do cuidar, história de enfermagem e ética. Também há fragilidades no delineamento metodológico das teses, com predominância de estudos descritivos e/ou exploratórios. Observou-se consonância com os padrões internacionais estabelecidos no que se refere à proposição de disciplinas de pesquisas e de estratégias complementares na formação do doutor.

;;;;CONCLUSÃO:;

; apesar dos esforços e avanços na formação em pesquisa, é fundamental expandir-se na proposição de projetos mais robustos e de maior impacto na produção de conhecimento que sejam incorporados à prática.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses. (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 387-394. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0590.2564