Análise espacial da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana entre gestantes

Autores

  • Eliane Rolim de Holanda Universidade Federal de Pernambuco; Centro Acadêmico de Vitória
  • Marli Teresinha Gimeniz Galvão Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem
  • Nathália Lima Pedrosa Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem
  • Simone de Sousa Paiva Secretaria Municipal de Saúde; Unidade Básica de Saúde
  • Rosa Lívia Freitas de Almeida Universidade Federal do Ceará; Departamento de Saúde Comunitária

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0481.2574

Resumo

;;OBJETIVOS:;

; analisar a distribuição espacial dos casos notificados de gestantes infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana e identificar as áreas urbanas de maior vulnerabilidade social para a ocorrência da infecção entre gestantes.

;;;;MÉTODO:;

; estudo ecológico, desenvolvido mediante técnicas de análise espacial de dados de área. Utilizaram-se dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do município de Recife, Pernambuco. Dados sobre natalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e dados socioeconômicos do Censo Demográfico 2010.

;;;;RESULTADOS:;

; verificou-se presença de autocorrelação espacial, sendo o Índice Global de Moran significante para a distribuição. Identificaram-se clusters, considerados áreas de alto risco, localizados em bairros agrupados, com taxas de infecção em gestantes igualmente altas entre si. Distinguiu-se bairro, situado no noroeste do município, considerado em fase de transição epidemiológica.

;;;;CONCLUSÃO:;

; precárias condições de vida evidenciadas pelos indicadores analfabetismo, ausência de pré-natal e pobreza mostraram-se relevantes para o risco da transmissão vertical do HIV, convergindo para o agrupamento de casos entre regiões desfavorecidas.

;;

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise espacial da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana entre gestantes. (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 441-449. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0481.2574