Elaboração de um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos

Autores

  • Priscila Costa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Amélia Fumiko Kimura Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Debra Huffman Brandon Duke University; School of Nursing
  • Eny Dorea Paiva Universidade Federal Fluminense; Escola de Enfermagem
  • Patricia Ponce de Camargo Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Instituto da Criança; Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0491.2578

Resumo

;;OBJETIVO:;

; elaborar um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos.

;;;;MÉTODO:;

; estudo de coorte prospectivo conduzido em unidade de terapia intensiva neonatal com recém-nascidos submetidos à instalação de 524 cateteres centrais de inserção periférica. As características clínicas do neonato, a técnica de inserção do cateter e a terapia intravenosa foram testadas como fatores de risco para remoção não eletiva do cateter na análise bivariada. O escore de risco foi elaborado a partir da regressão logística, validado internamente e sua acurácia avaliada por meio da área sob a curva receiver operating characteristic.

;;;;RESULTADOS:;

; o escore de risco foi composto pelos fatores de risco: diagnóstico de transtorno transitório do metabolismo, inserção prévia do cateter, uso de cateter duplo lúmen de poliuretano, infusão de múltiplas soluções endovenosas através de cateter mono lúmen e posição não central da ponta do cateter. Sua aplicação permitiu classificar os recém-nascidos em três categorias de risco: baixo (0 a 3 pontos), moderado (4 a 8 pontos) e alto (≥ 9 pontos) para remoção não eletiva, com acurácia de 0,76.

;;;;CONCLUSÃO:;

; recomenda-se adotar estratégias preventivas baseadas em evidências de acordo com a classificação e fatores de risco do recém-nascido, visando minimizar a ocorrência de remoção não eletiva do cateter.

;;

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Elaboração de um escore de risco para remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos. (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 475-482. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0491.2578