Troca de gases prejudicada: acurácia das características definidoras em crianças com infecção respiratória aguda

Autores

  • Lívia Maia Pascoal Universidade Federal do Maranhão; Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem
  • Daniel Bruno Resende Chaves Universidade Federal do Ceará
  • Beatriz Amorim Beltrão Universidade Federal do Ceará
  • Viviane Martins da Silva Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem
  • Flávia Paula Magalhães Monteiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0269.2581

Resumo

;;OBJETIVO:;

; analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem troca de gases prejudicada, em crianças com infecção respiratória aguda.

;;;;MÉTODO:;

; estudo de coorte prospectiva aberta, realizado com 136 crianças, acompanhadas por um período consecutivo de, no mínimo, seis dias e, no máximo, dez dias. Para coleta dos dados utilizou-se um instrumento baseado nas características definidoras do diagnóstico troca de gases prejudicada e na literatura pertinente acerca da avaliação pulmonar. Foram calculadas as medidas de acurácia de todas as características definidoras estudadas.

;;;;RESULTADOS:;

; o diagnóstico Troca de gases prejudicada esteve presente em 42,6% das crianças, na primeira avaliação. Hipoxemia foi a característica que apresentou as melhores medidas de acurácia. Respiração anormal apresentou elevado valor de sensibilidade e agitação, cianose e cor da pele anormal evidenciaram alta especificidade. Todas estas características apresentaram valor preditivo negativo acima de 70%, e cianose também se destacou pelo elevado valor preditivo positivo.

;;;;CONCLUSÃO:;

; hipoxemia foi a característica definidora que apresentou melhor capacidade preditiva para determinação de Troca de gases prejudicada. Estudos desta natureza permitem que o enfermeiro minimize a variabilidade existente nas situações clínicas apresentadas pelo paciente e identifique, de forma acurada, o diagnóstico de enfermagem que representa a sua verdadeira condição clínica.

;;

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Troca de gases prejudicada: acurácia das características definidoras em crianças com infecção respiratória aguda. (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 491-499. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0269.2581