Análise da trajetória dos pais latinos, variáveis culturais nas atitudes sexuais dos adolescentes, normas, auto-eficácia, e intenções sexuais

Autores

  • Vanessa Pirani Gaioso University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Antonia Maria Villarruel University of Pennsylvania; School of Nursing
  • Lynda Anne Wilson University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Andres Azuero University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Gwendolyn Denice Childs University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Susan Lane Davies University of Alabama at Birmingham; School of Public Health

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0398.2581

Resumo

;;OBJETIVO:;

; testar um modelo teórico com base na Expansão Parental da Teoria do Comportamento Planejado, examinando a relação entre pais selecionados, adolescentes e variáveis culturais e as intenções dos jovens latinos ao se envolverem com comportamento sexual.

;;;;MÉTODO:;

; um design correlacional de corte transversal baseado em uma análise de dados secundários de 130 pares de pais e adolescentes latinos.

;;;;RESULTADOS:;

; procedimentos de regressão e de análise de trajetória foram usados para testar sete hipóteses e os resultados demonstraram um apoio parcial para o modelo. O familismo parental e o conhecimento sobre sexo foram significativamente associados com as atitudes dos pais em relação a comunicação sexual com seus filhos. A aculturação dos pais latinos foi negativamente relacionada com sua auto-eficácia na comunicação sexual com os adolescentes e positivamente relacionada com suas normas subjetivas na comunicação sexual com os jovens. O conhecimento do adolescente sobre sexo foi consideravelmente associado com os mais altos níveis de suas atitudes e normas subjetivas sobre a comunicação sexual com seus pais. Apenas o preditor das atitudes dos adolescentes sobre ter relações sexuais nos próximos três meses foi significativamente associado com as intenções dos adolescentes em ter relações sexuais nos próximos 3 meses..

;;;;CONCLUSÃO:;

; os resultados deste estudo fornecem informações importantes para guiar pesquisas futuras que possam informar o desenvolvimento de intervenções para prevenir o comportamento sexual arriscado de adolescentes entre os latinos.

;;

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise da trajetória dos pais latinos, variáveis culturais nas atitudes sexuais dos adolescentes, normas, auto-eficácia, e intenções sexuais. (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 500-511. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0398.2581