Presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia

Autores

  • Juliana Coelho Pina Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Suzana Alves de Moraes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Cândida de Carvalho Furtado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0502.2582

Resumo

;;OBJETIVO:;

; analisar a presença e a extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia.

;;;;MÉTODO:;

; estudo observacional, retrospectivo, com delineamento caso-controle de base hospitalar, desenvolvido em três hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, situados em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Participaram do estudo 690 crianças menores de cinco anos de idade, sendo 345 casos e 345 controles.

;;;;RESULTADOS:;

; ambos os grupos apresentaram escores elevados para acesso aos serviços de saúde. Diferentemente, escores elevados para atributos como longitudinalidade e coordenação da atenção se revelaram nos controles. Apesar de escores baixos, integralidade e orientação familiar também foram maiores para os controles.

;;;;CONCLUSÃO:;

; o conhecimento dos aspectos que envolvem os atributos da Atenção Primária à Saúde e sua oferta para os cuidados da criança são de extrema importância, pois possuem potencial para fornecer subsídios aos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde em uma perspectiva de organização dos serviços de saúde.

;;

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde entre crianças hospitalizadas por pneumonia. (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(3), 512-519. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0502.2582