Método Jacobson e Truax: avaliação da efetividade clínica de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós prostatectomia

Autores

  • Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Cissa Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Tânia Couto Machado Chianca Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Maria da Graça Pereira Universidade do Minho
  • Emilia Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2249.3003

Palavras-chave:

Enfermagem, Prostatectomia, Educação em Saúde, Ensaio Clínico, Pesquisa em Enfermagem Clínica

Resumo

Objetivo: exemplificar a aplicabilidade do Método Jacobson e Truax em um estudo de intervenção de enfermagem que analisou a efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós-prostatectomia radical. Método: estudo descritivo referente à aplicabilidade do Método Jacobson e Truax na análise de dados de um ensaio clínico. A intervenção consistiu em programa de ensino para alta hospitalar pós-prostatectomia radical por meio de orientação oral, escrita e reforço telefônico. Participaram 34 homens no grupo intervenção e 34 no controle. Calculou-se índice de mudança confiável e significância clínica para a variável conhecimento nos dois grupos. Gráficos de dispersão foram apresentados para demonstrar a efetividade do método. Resultados: no grupo intervenção, para 30 indivíduos, a intervenção apresentou mudança clinicamente relevante em relação ao conhecimento. Já no grupo controle, nenhum dos 34 indivíduos apresentou significância clínica dos resultados relacionada a essa variável, ou seja, a significância estatística identificada pelos testes inferenciais não representou mudanças clinicamente relevantes ao nível da variável conhecimento. Conclusão: a intervenção educativa realizada por meio da combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se clinicamente efetiva no âmbito da melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Método Jacobson e Truax: avaliação da efetividade clínica de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós prostatectomia. (2018). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3003. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2249.3003