Eficácia de uma intervenção educativa de Prática Baseada em Evidências com estudantes do segundo ano de enfermagem

Autores

  • Desirée Mena-Tudela Universitat Jaume I. Facultad de Ciencias de la Salud
  • Víctor Manuel González-Chordá Universitat Jaume I. Facultad de Ciencias de la Salud
  • Agueda Cervera-Gasch Universitat Jaume I. Facultad de Ciencias de la Salud
  • María Loreto Maciá-Soler Universidad de Alicante. Facultad Ciencias de la Salud
  • María Isabel Orts-Cortés Universidad de Alicante. Facultad Ciencias de la Salud

DOI:

https://doi.org/10.1590/rlae.v26i0.154246

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Prática Clínica Baseada em Evidências, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem

Resumo

Objetivos: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre os conhecimentos, competências e atitudes da prática baseada em evidências em estudantes do segundo ano do curso de enfermagem. Método: estudo quase-experimental, antes e depois. A população do estudo foi composta por 120 estudantes matriculados na cadeira de Cuidados de Enfermagem em Processos de Assistência Médica. A intervenção educativa foi baseada em aulas teóricas e práticas sobre o processo da prática baseada em evidências e o uso da técnica do incidente crítico durante o estágio clínico. A eficácia foi medida com o Questionário de Competências de Práticas Baseadas em Evidências em três medidas pareadas usando análise de variância de medidas repetidas. Resultados: os escores médios do Questionário de Competências da Prática Baseada em Evidências foram 79,83 (IC95% 78,63-81,03) para a medição basal, 84,53 (IC95% 83,23-85,83) para a medição intermédia e 84,91 (IC95% 83,26-86,55) para a medição final, com uma diferença estatisticamente significante entre as três medidas pareadas (p<0,001). Houve diferenças estatisticamente significantes em Atitudes (p = 0,034) e Conhecimento (p <0,001), mas não em Competências (p = 0,137). Conclusão: esta intervenção educativa baseada em aulas teóricas e práticas sobre o processo de prática baseada em evidências e o uso da técnica do incidente crítico durante o estágio clínico aumenta a competência de prática baseada em evidências em estudantes do segundo ano do curso de enfermagem.

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Biografia do Autor

  • Desirée Mena-Tudela, Universitat Jaume I. Facultad de Ciencias de la Salud

    PhD, Professor Assistente, Facultad de Ciencias de la Salud, Universitat Jaume I.

  • Víctor Manuel González-Chordá, Universitat Jaume I. Facultad de Ciencias de la Salud

    PhD, Professor Assistente, Facultad de Ciencias de la Salud, Universitat Jaume I.

  • Agueda Cervera-Gasch, Universitat Jaume I. Facultad de Ciencias de la Salud

    PhD, Professor Assistente, Facultad de Ciencias de la Salud, Universitat Jaume I.

  • María Loreto Maciá-Soler, Universidad de Alicante. Facultad Ciencias de la Salud

    PhD, Professor, Facultad Ciencias de la Salud, Universidad de Alicante.

Publicado

2019-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Eficácia de uma intervenção educativa de Prática Baseada em Evidências com estudantes do segundo ano de enfermagem. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3026. https://doi.org/10.1590/rlae.v26i0.154246