A construção social da experiência de viver com uma doença renal crônica

Autores

  • Claudia Andrea Ramírez-Perdomo Universidad de Antioquia. Facultad de Enfermería
  • Mari Carmen Solano-Ruíz Universidad de Alicante. Departamento de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/rlae.v26i0.154298

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Transplante de Rim, Pesquisa Qualitativa, Hermenêutica, Enfermagem, Cuidados

Resumo

Objetivo: Compreender a experiência vivida por pessoas com Doença Renal Crônica que foram transplantadas, a partir dos significados construídos em relação ao fenômeno vivenciado. Método: Estudo hermenêutico-fenomenológico baseado nos cinco existenciais, de acordo com o referencial teórico de Van Manen. Onze pessoas transplantadas participaram do estudo, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, após a aprovação do estudo pelo comitê de ética da Universidade de Antioquia. Resultados: Surgiu o tema de Viver com Doença Renal Crônica, e os subtemas foram agrupados como existenciais de Temporalidade: algo inesperado, estar presente e não vê-la, ser jovem e estar doente. Relacionalidade: o apoio, se sentir atados e Doença Renal Crônica Terminal. Espacialidade: mudanças de vida, tristeza e depressão. Corporeidade: deterioração do corpo e alteração da vida sexual. Materialidade: impacto na situação econômica. Conclusões: O cuidado proporcionado às pessoas deve ser orientado para o reconhecimento de suas individualidades, entendendo o que a doença significa para o indivíduo e para a família, como eles vivem com ela e quais são as mudanças que enfrentam, levando-os a modificar sua vida e iniciar um processo de longa duração, como é o fato de viver com uma condição de natureza crônica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Andrea Ramírez-Perdomo, Universidad de Antioquia. Facultad de Enfermería

    Doutoranda, Facultad de Enfermería, Universidad de Antioquia, Medellín, Ant, Colômbia. Professor Associado, Departamento de Enfermería, Universidad Surcolombiana, Neiva, Huila, Colômbia.

  • Mari Carmen Solano-Ruíz, Universidad de Alicante. Departamento de Enfermería

    PhD, Professor Titular, Departamento de Enfermería, Universidad de Alicante.

Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A construção social da experiência de viver com uma doença renal crônica. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3028. https://doi.org/10.1590/rlae.v26i0.154298