Instrumento de medição

conhecimentos, atitudes e práticas de indivíduos com tuberculose pulmonar

Autores

  • Alba Idaly Muñoz-Sánchez Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería https://orcid.org/0000-0002-0504-8316
  • Yurian Lida Rubiano-Mesa Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería
  • Carlos Julio Saavedra-Cantor Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2608.3086

Palavras-chave:

Tuberculose, Pacientes, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Estudos de Validação, Psicometria, Avaliação em Enfermagem

Resumo

elaborar um instrumento que permita obter medidas confiáveis e válidas sobre os conhecimentos, atitudes e práticas de pacientes com tuberculose pulmonar. Métodos: estudo metodológico que avalia a sensibilidade, a confiabilidade e a validade do conteúdo do instrumento. Para avaliar a confiabilidade e a compreensibilidade da validade de conteúdo, participaram deste estudo 234 pacientes com tuberculose pulmonar. Resultados: realizou-se uma revisão integrativa como fundamentação teórica. No estudo da sensibilidade, participaram 30 pacientes com tuberculose pulmonar que tinham mais conhecimentos sobre a tuberculose (12,03) do que o grupo controle (9,93). Na análise fatorial verificou-se 7 fatores que explicavam 67,8% da variância. Na validade de conteúdo identificou-se uma compreensibilidade de 98,3%, e, na avaliação dos especialistas, analisou-se os critérios de suficiência, clareza, pertinência e coerência, que mostraram concordância entre os especialistas. Conclusões: o instrumento conta com estudos de sensibilidade, confiabilidade e validade de conteúdo que mostraram ser possíveis de aplicar em pacientes com tuberculose pulmonar; no entanto, é necessário desenvolver adaptações culturais e semânticas em outros contextos.

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Publicado

2019-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Instrumento de medição: conhecimentos, atitudes e práticas de indivíduos com tuberculose pulmonar. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3086. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2608.3086