Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar

Autores

  • Nelson Miguel Galindo-Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-7003-165X
  • Ana Carla Silva Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Lívia Moreira Barros Universidade Estadual Vale do Acaraú, Departamento de Enfermagem
  • Guilherme Guarino de Moura Sá Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Khelyane Mesquita de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Joselany Áfio Caetano Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Materiais de Ensino, Recursos Audiovisuais, Filmes e Vídeos Educativos, Educação em Saúde, Pessoas com Deficiência Auditiva

Resumo

Objetivo: construir e validar vídeo educativo para ensino de alunos surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo metodológico composto pela construção do vídeo educativo, validação de conteúdo por 22 enfermeiros com expertise em parada cardiorrespiratória e avaliação por 16 alunos surdos. Para coleta dos dados, utilizaram-se instrumentos validados: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação pelos enfermeiros e Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva para avaliação dos alunos surdos. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do índice de validação de conteúdo e teste binomial. Resultados: a versão final do vídeo possuiu 7 minutos e 30 segundos, contemplando as etapas que devem ser realizadas pelo leigo para socorrer a vítima de parada cardiorrespiratória, apresentadas com animação e narração na língua brasileira de sinais. Todos os itens obtiveram concordância dos enfermeiros e dos alunos surdos igual ou superior a 80%. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo, por juízes, e compreensível, por alunos surdos, de forma que consiste em uma tecnologia inclusiva para educação em saúde de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-03-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 27(e3181), e3130. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2765.3130