O ser docente de enfermagem frente a informática

Autores

  • Heloisa Helena Ciqueto Peres Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Paulina Kurcgant Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000100014

Palavras-chave:

educação em enfermagem, informática médica, tecnologia educacional

Resumo

A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.

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Publicado

2004-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ser docente de enfermagem frente a informática. (2004). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 12(1), 101-108. https://doi.org/10.1590/S0104-11692004000100014