Conhecimento das leis de trânsito por vítimas de atropelamento, em belo horizonte, em 1997

Autores

  • Walter J. Fagundes-Pereira Hospital Universitário Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Raquel Tanure
  • Andy Petroianu Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Docente livre da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i2p189-192

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, Condução de Veículo.

Resumo

Em nosso país, os acidentes no trânsito são uma das principais causas de invalidez e morte, particularmente entre os jovens. Realizou-se o presente estudo, visando a averiguar o conhecimento que os atropelados têm a respeito das leis de trânsito. Foram estudadas cem vítimas de atropelamento, atendidas no Pronto Socorro do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, em 1997. Dos entrevistados, sessenta e sete (67) eram homens e trinta e três (33) eram mulheres, com idades variando entre dezoito (18) e oitenta (80) (M=36,8± 17,2) anos. Somente sete pacientes tinham habilitação para dirigir automóveis; outros dezessete (17) conheciam a legislação de trânsito e tinham noção de direção. Portanto, 76% das vítimas desconheciam as leis de trânsito. Acreditamos que talvez seja lícito supor que pessoas que não têm conhecimento das leis de trânsito possam estar mais susceptíveis a serem vítimas de acidentes. A falta de noções básicas sobre as normas de trânsito poderia favorecer o aumento do número de atropelamentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Walter J. Fagundes-Pereira, Hospital Universitário Santa Casa de Belo Horizonte.

     

    Médico Residente de Neurocirurgia do Hospital Universitário Santa Casa de Belo Horizonte. 

     

  • Raquel Tanure

    Médica.

  • Andy Petroianu, Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Docente livre da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP.

     

    Docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Docente livre da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP. 

     

     

Downloads

Publicado

1998-06-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Fagundes-Pereira WJ, Tanure R, Petroianu A. Conhecimento das leis de trânsito por vítimas de atropelamento, em belo horizonte, em 1997. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de junho de 1998 [citado 6º de maio de 2024];32(2):189-92. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/12693