Peroxidação lipídica e etanol

papel da glutationa reduzida e da vitamina E

Autores

  • Alceu Afonso Jordão Júnior Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
  • Paula Garcia Chiarello Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
  • Mônica S. Meirelles Bernardes Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Helio Vannucchi Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i3p434-449

Palavras-chave:

Peroxidação de Lipídios. Álcool Etílico. Glutationa. Vitamina E. Radicais Livres.

Resumo

A geração de radicais livres é um passo importante na patogênese da injúria hepática, associada à ingestão de etanol. A ingestão do etanol induz a um aumento na peroxidação lipídica por dois mecanismos, por uma maior produção de espécies reativas de oxigênio e/ou pela diminuição dos níveis dos antioxidantes endógenos. Esta revisão enfoca a geração de radicais livres, especialmente a nível microssomal, e o papel de dois antioxidantes nutricionais, a vitamina E e a glutationa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alceu Afonso Jordão Júnior, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
    Doutorando em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
  • Paula Garcia Chiarello, Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo
  • Mônica S. Meirelles Bernardes, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Especialista em Laboratório da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Helio Vannucchi, Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente da Divisão de Nutrição Clínica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-09-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Jordão Júnior AA, Chiarello PG, Bernardes MSM, Vannucchi H. Peroxidação lipídica e etanol: papel da glutationa reduzida e da vitamina E. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 1998 [citado 23º de abril de 2024];31(3):434-49. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/7697