Portal da USP Portal da USP Portal da USP

O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde

Letícia M. Paiva, Dirce Guilhem, Ana Luiza L. Sousa

Resumo


Modelo do estudo: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Conhecer a produção científica que explora sobre o ensino da Bioética no processo ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde. Metodologia: Estudo exploratório que identificou artigos sobre o ensino da Bioética na graduação do profissional de saúde, publicados no período de 2005 a julho de 2013, publicados nas línguas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram selecionados 38 artigos, com o maior número de publicações em 2009, na área de medicina, com predomínio de artigo original/empírico (50%). A maioria dos artigos encontrados abrangeu o ensino da Bioética na graduação (n = 14; 36,84%). Conclusão: De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, há uma unanimidade entre os autores quanto a importância da introdução da disciplina de Bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde.

Palavras-chave


Bioética; Currículo; Ensino; Instituições Acadêmicas; Tomada De Decisões

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i4p357-369

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




SCImago Journal & Country Rank