Ética na publicação

Política de prevenção ao plágio em publicações científicas

A revista Medicina (Ribeirão Preto) publica exclusivamente material original, ou seja, material que não foi publicado e nem está em revisão em outro periódico. Para detectar ocorrências de texto similar em manuscritos submetidos para publicação, são usados softwares específicos para prevenção de plágio. Quando houver suspeita de plágio, o artigo poderá ser rejeitado para revisão ou publicação conforme julgamento pelos editores. Alternativamente, autores poderão ser convidados a prestar esclarecimentos, havendo a possibilidade de correção do texto com nova redação.

A reprodução de trechos ou da integralidade de outros artigos sem dar o devido crédito à fonte é inaceitável, bem como a produção de muitos artigos com quase o mesmo conteúdo pelos mesmos autores.

O autoplágio ocorre quando autores escrevem vários manuscritos em periódicos diferentes que foram modificados apenas ligeiramente, o que não é considerado ético.

Se o plágio for detectado após a publicação, o conselho editorial poderá solicitar uma retratação pelos autores, emitir uma correção ou retirar o artigo.

Pesquisadores não podem apresentar resultados obtidos por terceiros como se os tivessem produzido e devem reconhecer o trabalho de outros usado ​​em suas pesquisas, citando-as e descrevendo como influenciaram a direção e o curso de seu estudo.

Preprint

Preprint é a disponibilização de textos científicos que ainda não foram publicados em um periódico científico. Esse formato de divulgação é consequência da necessidade de aceleração da divulgação dos resultados das pesquisas científicas, para manter a comunicação científica atualizada sobre o que está sendo estudado. A publicação em velocidade acelerada também favorece a prioridade sobre pontos de vista e o protagonismo de alguns grupos sobre outros. Em resumo, o Preprint consiste no depósito de artigos em servidores especializados, que não foram submetidos a revisão por pares, cuja a responsabilidade da qualidade dos textos é totalmente dos autores, de forma que os autores recebam opiniões e sugestões por colegas e leitores, permitindo a realização de modificações até o momento em que decida submetê-lo a publicação em um periódico.

A revista Medicina (Ribeirão Preto) apoia a política de preprint, mas exige que os autores comuniquem quando tiverem disponibilizado seus artigos num repositório dessa natureza (por exemplo Scielo Preprints), caso contrário, poderão ter seus textos rejeitados para publicação sob a alegação de duplicidade ou autoplágio.